Diferença entre palavras e ações

Iron Butterfly 110x110 Fabi Loos

Por mais bonitas que sejam as palavras e por mais longas que sejam as desculpas, são as atitudes honestas que retratam fielmente o caráter do ser humano. Sim, a palavra tem seu valor e depois de proferida não há como voltar atrás, já foi dita.

Por isso, antigamente, apenas a palavra bastava, era lei. A palavra era uma característica de honradez. Os atos dos homens iam de encontro com suas palavras. Hoje, precisamos de contratos, registros, assinaturas, enfim, inúmeros meios para fazer com que a palavra seja cumprida. E, mesmo assim, não é coisa fácil.

É sempre bom lembrar que, por mais bonitas que sejam as palavras, as ações corretas retratam a real imagem do ser humano que, até pode tentar ludibriar com belos textos suas atitudes incorretas do dia a dia, mas em um determinado momento o espetáculo chega ao fim e o personagem precisa mostrar seu verdadeiro caráter, sem máscaras e sem mentiras.

Nessa era de redes sociais, com inúmeros mimimis em facebooks, twitters e instagrams da vida perfeita, pessoas escrevem textos lindos, gentis e amigáveis, repletos de preceitos morais socialmente válidos, porém, na vida real, agem de forma contraditória. Talvez tanto texto seja mesmo para mascarar a falta de caráter ou a desonestidade.

Coisas da vida moderna? Não. Honestidade e caráter são valores que devem ser passados de pai para filho, de geração a geração, aprende-se em casa e precisam ser levados a fio no dia a dia, à frente de qualquer situação, perante qualquer problema ou desafio, sejam eles de maior ou menor intensidade ou valor.

Não importa se é alguém do governo que recebe uma propina milionária ou se é você que tenta tirar vantagem indevida de alguma situação, embriagado pelo jeitinho brasileiro de ser, estarão todos no mesmo lado. Infelizmente, o mau caráter sempre irá encontrar alguma desculpa para tornar legítimas suas ações.

(Fabiana Langaro Loos)

Compartilhe!
Share on Facebook0Share on Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *