Seis livros e um pouco de arte

“Da Cor à Cor Inexistente” – de Israel Pedrosa (Editora Senac)

dacor

Publicado inicialmente em 1977, teve muitas edições lançadas, pois é um livro excelente para quem deseja aprender teorias básicas das cores e outros detalhes sobre desenho, mutações cromáticas, cor inexistente e percepção. Aborda o desenvolvimento da teoria das cores desde Da Vinci, passando por Newton, Goethe, Maxwell e Chevreul, entre outros estudiosos. Um livro para artistas, designers, professores e estudantes de arte.

 

“A Grande Feira” – de Luciano Trigo (Editora Civilização Brasileira)

agrandefeira

É um livro sobre arte contemporânea, com foco na subordinação da figura do artista ao grande sistema de arte. O autor nos provoca e nos questiona se a chamada arte conceitual é, de fato, arte. No lugar de uma reflexão filosófica ou estética, “A Grande Feira” versa sobre as relações éticas e a atuação do artista contemporâneo no mundo real. Discuti sobre o papel de todos os envolvidos nesse sistema: artista, crítico, curador, marchand, casa de leilões, cadernos de cultura, universidades, museus, revistas especializadas, colecionadores.

 

“Lulu vê Deus e Duvida” – de Danielle Ganek (Editora Rocco)

3-618-0-5-lulu-ve-deus-e-duvida

É um livro de ficção, com humor refinado e um olhar ácido sobre o mundo da arte contemporânea. O tema central do livro gira em torno da cobiça de herdeiros e colecionadores pela obra de um pintor que é atropelado e morre no dia de seu vernissage.

 

“O Tubarão de 12 Milhões de Dólares” – Don Thompson (Editora BEI)

otubarao

Escrito pelo economista Don Thompson, o livro fala sobre o mercado da arte e suas facetas, traça um panorama critico e educativo a respeito da arte, procurando desvendar as justificativas de preços milionários a obras a um público que, muitas vezes, não tem a menor conhecimento de arte, porém, faz questão de adquiri-la independentemente do valor que precisará desembolsar.

 

“Tudo sobre arte” – de Stephen Farthing e Richard Cork (Sextante)

tudosobre arte

É um livro abrangente e informativo, um guia com as imagens mais importantes de todos os tempos, aquelas que encontramos ao visitar museus, folhear jornais e revistas ou olhar para a capa de um romance. Organizado cronologicamente e repleto de ícones que encantaram o mundo, traça um panorama da evolução artística em seus mais importantes estilos e movimentos, apresentando as obras emblemáticas da pintura, da escultura, da arte conceitual e da performática, além de análises detalhadas para facilitar a compreensão de cada obra.

 

“501 Grandes Artistas” – de Stephen Farthing (Sextante)

501

Esse livro reúne os maiores expoentes da arte mundial, desde os mestres da Antiguidade Clássica aos inovadores artistas contemporâneos, abrangendo os mais diversos estilos e movimentos artísticos. É uma referência indispensável para amantes da arte, estudantes e pesquisadores, afinal, revela fatos interessantes sobre a vida dos artistas, bem como informações essenciais relativas às suas obras-primas e as influências que exerceram na época e nas sociedades em que viveram. Está organizado em ordem cronológica e contém mais de 600 ilustrações de pinturas, fotos de esculturas e instalações, além de retratos dos próprios artistas.

por Fabiana Langaro Loos

Compartilhe!
Share on Facebook0Share on Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *