Pinacoteca do Estado, um excelente programa

Três exposições bacanas podem ser visitadas na Pinacoteca do Estado, na capital paulista, são elas: “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo” composta por seu acervo, a individual de Sérgio Sister que mostra desenhos, pinturas e objetos para comemorar trinta anos de carreira do artistas plástico e “O insólito olhar irônico” de Natálio Puras Penzo, mais conhecido como Apeco.

A primeira delas, bastante didática e de longa duração, ocupa todo o segundo andar do edifício, com o objetivo de oferecer ao público uma leitura da formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no Brasil do período colonial até meados dos anos 1930. Interessante é, antes de iniciar a visita, adquirir (a 20 reais) o livro sobre a exposição, composta por cerca de 500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias e, assim, acompanhar a relação e o porquê do local expositivo de cada obra e a ligação existente entre elas, mesmo sendo de períodos, estilos e propostas diferentes.

A mostra de Sérgio Sister, composta por 30 obras, permanece em cartaz até o dia 26 de maio de 2013. Sérgio Sister trabalha com o relevo e com a luz, que incide em suas obras e as iluminam, revelando a profundidade entre as partes mais salientes e as partes que ficam junto à parede. Além da luz refletida ou absorvida na matéria, o artista plástico paulistano também revela a relação entre cores escuras e claras, entre a luz e a sombra, entre o brilhante e o fosco. Trabalha, essencialmente, com pesquisas cromáticas e espaciais.

E, por último,  “O insólito olhar irônico de Apeco”, em cartaz até 30 de junho. O artista expõe suas fotografias experimentais na República Dominicana, nas quais utiliza as técnicas da fotomontagem e das sobreposições com negativos de acetatos. Com aproximadamente 80 fotografias, a maioria em preto e branco, a exposição se divide em autorretratos, retratos, vida cotidiana, interiores, além de documentos e imagens pertencentes à coleção particular de Apeco

Além das mostras de arte que sempre acontecem na Pinacoteca do Estado, um exercício para o olhar é admirar  toda a  bela arquitetura do edifício, sempre uma inspiradora visita.

por Fabiana Langaro Loos

sister-abre

Ségio Sister comemora 30 anos de carreira com exposição na Pinacoteca do Estado.

Compartilhe!
Share on Facebook0Share on Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *