Uma das mais badaladas divas do cinema internacional em 125 obras e filmes na Cinemateca em São Paulo
Por Fabiana Langaro Loos
A exposição “Quero Ser Marilyn Monroe!” comemora 50 anos da morte da diva e, após passar por museus da Europa, do Canadá e dos Estados Unidos, chega ao Brasil no dia 4 de março de 2012, na Cinemateca, causando burburinho entre os fãs da sex symbol americana.
Poderão ser apreciadas obras de artistas consagrados como Henri Cartier-Bresson, Andy Warhol, Peter Blake, Allen Jones, Douglas Kirkland e Tom Kelley. Ao todo, são 125 obras que retratam e revelam as passagens da vida da estrela. Filmes como “Os Homens Preferem as Louras”, “O Pecado Mora ao Lado”, “O Inventor da Mocidade” e “A Malvada” também fazem parte da mostra e serão exibidos na própria Cinemateca.
Algumas obras se tornaram ícones de sensualidade, como a fotografia “Red Volvet Pose” de Tom Kelley, tirada em 1953 para a revista Playboy, onde a diva aparece nua sobre um tecido vermelho e a fotografia “One Night with Marilyn”, de Douglas Kirkland, do ano de 1961, na qual Marilyn Moroe abraça um travesseiro, enrolada a um lençol e, com certeza, estava usando apenas uma gota de Chanel n°5. Obviamente, não poderia ficar de fora uma das cenas mais conhecidas de todos os tempos, onde Marilyn Monroe aparece sobre a grade de ventilação do metrô, no filme “O Pecado Mora ao Lado”, de Sam Shaw.
Nascida sob o nome Norma Jeane Mortensen, mas mundialmente conhecida como Marilyn Monroe, completaria 86 anos em 1° de junho. A diva faleceu aos 36 anos de idade, mas até hoje continua a ser um símbolo de beleza hollywoodiana, ou melhor, um ícone global, afinal, seu estilo, seus cabelos e seu glamour ainda são copiados até hoje, servindo de grande inspiração para o mundo da moda e do cinema. Marilyn será sempre lembrada, apostando na sua imortalidade, foi lançado o filme “My Week with Marilyn”, com Michelle Williams encarnando o mito loiro, com estréia no Brasil agendada ainda para fevereiro.
A intenção da exposição é uma reflexão sobre essa instigante mulher, sua existência é revivida através dos artistas que a retrataram e dos filmes protagonizados por ela. Sua vulnerabilidade, sua fragilidade, seu brilho, sua voluptuosidade e demais qualidades e segredos são revelados em “Quero Ser Marilyn Monroe!”, exposição com visitação gratuita até o dia 1° de abril de 2012.
O que: Quero Ser Marilyn Monroe!
Onde: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo / SP)
Quando: De 4 de março a 1º de abril de 2012, de segunda a sexta: das 9 horas até o fim da última sessão de cinema / Sábado e domingo: das 10 horas até o fim da última sessão de cinema.
Informações: (11) 3512-6111
Quanto: evento gratuito
Para ler no site CULTURE-SE clique no link: http://www.culture-se.com/noticias/991