Vermeer no MASP

por Fabiana Langaro Loos

Até dia 10 de fevereiro de 2013, a bela obra “Mulher de azul lendo uma carta” do pintor holandês Johannes Vermeer (1632-1675), ficará exposta no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, na capital paulista.

“Mulher de azul lendo uma carta”, recém-restaurada, foi concebida entre os anos de 1663 e 1665 e mantém uma das principais característica das obras de Vermeer, a sensibilidade de luz e cor, que imprimi qualidade poética em suas figuras de requinte e cheias de detalhes. A obra chegou ao Brasil ainda em meados de dezembro de 2012, saiu do Rijksmuseum de Amsterdã para inaugurar o Museu de Arte da China, em Xangai e, após sua passagem pelo Brasil, irá para o Getty Museum, em Los Angeles, retornando posteriormente, para a reabertura do Rijksmuseum que, desde 2003, encontra-se em reforma e parcialmente fechado.

No 1º andar do MASP, a obra ocupa quatro salas especialmente preparadas para recebê-la. Assim, uma das salas abriga “Mulher de azul lendo uma carta” e as demais são dedicadas à descrição dos detalhes da restauração e textos sobre a obra. Anteriormente ao processo de restauro, que ocorreu em 2010 e 2011, a obra se encontrava bastante danificada.

Johannes Vermeer nasceu e morreu em Delft (Holanda), presenciando o período de ascensão da navegação holandesa (a história da prosperidade holandesa no século XVII é bastante esmiuçada no livro “O Chapéu de Vermeer”, de Timothy Brook, Editora Record, no qual o autor utiliza pinturas de Veermer para retratar toda uma época da história. Leitura que vale à pena). Durante sua vida, o pintor não obteve reconhecimento artístico. Porém, atualmente é reverenciado como um dos grandes mestres das artes, juntamente com outros holandeses de destaque, como Bosch, Rembrandt, Hals e Van Gogh.

mulherdeazullendoumacarta1

“Mulher de azul lendo uma carta”  de Johannes Vermeer

Compartilhe!
Share on Facebook0Share on Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *