Em época de isolamento social, o tempo é de ficar em casa (claro, para quem pode). Logo, nossos olhares estão mais voltados para nossa residência, a fim da renovação da decoração de ambientes ou para sentir melhor o aconchego que todo o lar é capaz de nos proporcionar. É tempo para analisar cada cantinho, cada detalhe que, talvez, anteriormente a esse isolamento, na correria do dia a dia, passava despercebido.
Ócio e tédio que, para muitas pessoas, poderiam ser sensações que viriam à tona ao falar “fique em casa”, transformaram-se em respiro na vida tumultuada, em criatividade e afetividade nas relações intensas que vivemos com o lar.
Nunca estivemos em uma amizade tão próxima com a nossa casa quanto agora. É uma experiência peculiar que atinge a todos e, assim, cada vez mais, a casa passa a refletir o estado de espírito de quem habita nela, um reflexo do momento, seja para trazer uma sensação de calma ou de alegria através das cores, uma sensação poética ou até mesmo para organizar espaços e tentar escapar da confusão e do caos do cotidiano em uma época tão delicada, que nunca havíamos enfrentado.
Com mais tempo em casa, as pessoas começaram a cultivar o valor à arte e ao design, que desenvolvem sentimentos únicos ao ser humano. Além de transformar a configuração e o layout do ambiente, a arte nos transforma interiormente, e esse é o seu mais valioso poder.
Arte é vida, é essência, é sobrevivência. Arte é necessidade, caminho, encontro. É saída e também é chegada. Arte é luz para os problemas. É solução e oportunidade. Arte é o pulsar dos sonhos, é a oxigenação da alma, é o brilho da consciência. É a própria inconsciência que transcende. Arte é transparência, revolta, protesto. Arte é amor. É desafio, é resistência. É ponte que une diferentes mundos e diferentes pessoas. Arte é magia, ciência, paixão. É sentimento, ação, técnica. Arte é comunicação, intensidade, loucura e expressão. Arte é coração.
Nesse momento, sendo o lar o melhor lugar para estar, nada melhor que uma casa aconchegante, funcional, confortável e bonita, que atenda aos propósitos de vida de cada família. Um lar com obras de arte faz os pensamentos e a imaginação se transportarem para diversos lugares, intensificando o prazer em sentir e em deixar fluir bons pensamentos e energia positiva.
As obras de arte, assim como outros objetos de decoração e de design, proporcionam mais leveza, harmonia e cor ao dia a dia. Ter o privilégio de viver em um lugar onde bate uma luz natural ou de sentir o vento que invade a janela da sala é um prazer indescritível. Mas ter isso rodeado de peças de arte e de design é ânimo aos sentidos. Afinal, a arte é sempre uma excelente companhia.
Obra de arte Lollipop (mista sobre tela – 123×103 cm) da artista plástica Fabiana Langaro Loos em ambiente assinado pela arquiteta Simara Deola Mello, na Praia Brava, em Itajaí/SC.
Obra de arte Get out of the light and into your heart (mista sobre tela – 153×183 cm) da artista plástica fabiana LAngaro Loos em ambiente assinado pelo escritório Studio CASAdesign, dos profissionais Junior Schmitt e Salvio Junior, na CASA COR Santa Catarina 2019.
OBS: Texto também publicado na edição Anuário 2021 do Casa Hall Design District, lançado em outubro/2020.