Essa semana recebi um email de Priscila Garcia Marques, aluna do Mestrado em Educação na Universidade Americana – Assunção/Paraguai, contando que meu texto “À frente de seu tempo” está sendo utilizado como referência em aula do Prof. Dr. Pedro Albeirice da Rocha. Fico bastante feliz em saber que estou contribuindo com a educação e com a transformação. É sempre uma grande motivação e uma fantástica inspiração receber um retorno desses. Publico abaixo, com uma foto de toda a turma, o e-mail recebido. Obrigada. Abraços, Fabi
Querida Fabiana, bom dia !
Gostaria de lhe parabenizar pelo texto “Fabulando” publicado pelo Jornal Balneário Camboriú em 2 de junho de 2012. Sou da cidade de Nanuque/Minas Gerais e aluna do curso de Mestrado em Educação pela Universidade Americana em Assunção – Paraguai, e assim como outros tantos brasileiros que vêm estudar aqui, sinto-me orgulhosa de poder discutir em sala de aula, artigos e textos como o seu, vindo de nosso Brasil. Estamos cursando nesta semana, a disciplina de Fundamentos Filosóficos e Antropológicos, ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Albeirice da Rocha e, ao longo de nosso debate sobre Filosofia da Educação – numa perspectiva freireana, o Professor nos apresentou seu texto para que pudéssemos refletir sobre nossas ações enquanto educadores neste novo tempo em que vivemos.
A discussão girou em torno da palavra VANGUARDA, que se refere a tudo aquilo que está à frente de seu tempo, e no tocante ao vanguardismo na educação, podemos caracterizar pela ruptura de padrões, ações dinâmicas, onde o aprendizado é constante de todos os sujeitos envolvidos. Enquanto educadores, precisamos estar no presente, com os olhos no futuro, sem apagar as marcas do que já foi construído, e em sala de aula, temos a responsabilidade de instigar no aluno o olhar crítico-reflexivo, para que cada vez mais, eles sejam vanguardistas e alcem voos mais altos. Todos nós somos livres para pensar, e partir disto, podemos ser agentes de mudança. Aliás, como cita em seu texto, os novos pensamentos são imprescindíveis para o crescimento intelectual e para o desenvolvimento global, mesmo que sigamos a máxima de Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Bem, é isto. Deixo aqui em nome da turma, nosso agradecimento pela contribuição.
Fique com Deus.
Abraço fraterno,
Priscila Garcia Marques Mestrado em Educação Universidade Americana – Assunção/PY Turma 6-1C
Turma 6-1C do Mestrado em Educação na Universidade Americana – Assunção/PY com o Prof. Dr. Pedro Albeirice da Rocha (Crédito da foto: divulgação)
parabens fabi,muito feliz porque teus textos são ótimos tanto que foram usados para os alunos do mestrado de educação trabalharem com ele.Continues sempre escrevendo com essa vontade e inteligencia.bjos