De 20 de abril a 10 de julho, o MASP abriga a exposição do ambientalista e fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, conhecido por suas fotografias aéreas. Anteriormente exibida na Europa e Ásia, onde foi vista por mais de 3,5 milhões de pessoas, é inédita no Brasil. Essa mostra é quase que uma continuação de outro projeto do fotógrafo, “A Terra Vista do Alto”, que acabou virando livro, publicado no ano de 1999 e com a espetacular marca de 3 milhões de exemplares vendidos.
Em “6 Bilhões de Outros”, o fotógrafo francês captou imagens de pessoas das mais diversas partes do planeta. Iniciado em 2003, o projeto também reúne 5 mil perfis com depoimentos de pessoas em vídeos, recolhidos em 75 países diferentes, inclusive no Brasil, em 5 anos de filmagens. Tais depoimentos revelam situações corriqueiras da vida de cada indivíduo, entre elas, lembranças passadas, sonhos e projetos para o futuro.
É possível perceber que seu compromisso não está apenas com o resultado da fotografia e com a arte em si. Sua preocupação também está atenta à natureza, ao reino dos animais e em todo o contexto referente à humanidade, ou seja, à vida em sociedade. Nas palavras de Yann Arthus-Bertrand para O Estado de São Paulo, “Você precisa de talento para ver o que está à frente, essa obra de arte que é nosso planeta, beleza que poucos conseguem enxergar”.
Aproximadamente 11 horas de depoimentos em vídeos podem ser apreciadas em diferentes ambientes do MASP. Yann Arthus-Bertrand explicou que gostaria de entender porque não conseguimos viver junto, nem mesmo compartilhar e, após captar todos os relatos do projeto, garantiu que sua pergunta ainda continua sem resposta, porém, admite que atingiu seu objetivo, dessa maneira, o fotógrafo explica: “É preciso aprender a compartilhar e isso é, antes de tudo, escutar”.
Excelente exposição para repensarmos nossos conceitos de viver em sociedade, sabendo compartilhar, ouvir, dividir, acrescentar e lutar por um mundo mais harmônico e, consequentemente, melhor.
por Fabiana Langaro Loos
(Crédito da foto: divulgação)
Serviço:
Vídeoexposição: “6 Bilhões de Outros” de Yann Arthus-Bertrand
Local: Galeria Clemente de Faria – subsolos do MASP (Avenida Paulista, 1.578 – São Paulo/SP) – Informações: (011) 3251-5644
Visitação: até 10/07/2011 – Entrada: R$15,00 (terças-feiras são gratuitas)
No Culture-se: http://www.culture-se.com/noticias/587
Oi Fabiana,
Não foram “captadas imagens de 6 bilhões de pessoas” (este é o número aproximado de habitantes do planeta). Foram 5.600 entrevistas realizadas em 78 países.
Abraços, Fabiana Baêta